5 Conselhos Para Sua Gelateria
Está se preparando para o ano? Então considere as seguintes informações:
Manutenção de maquinário:
- Quando precisamos muito de uma máquina e está fazendo muito calor, muitas vezes acontece da mesma falhar. Mas se somos precavidos, podemos minimizar os riscos.
- Cheque de maneira detalhada as máquinas de fazer sorvete.
- Controle os níveis de glicol ou gás quando necessário.
- Respeite o tempo médio e recomendado de processamento da máquina produtora.
- Limpe e destape os radiadores de sua vitrine.
- Assegure-se de que os circuladores de ar das vitrines estejam funcionando corretamente.
- Lubrifique suas máquinas quando necessário para que ao momento de iniciar as atividades do dia tudo funcione corretamente.
- Maquinário sempre é caro, então cuide de suas máquinas e não tente consertá-las. Chame um especialista.
Mercadoria:
- Controle os níveis de mercadoria e assegure-se de que você esteja preparado para a alta temporada.
- Revise a data de vencimento dos ingredientes no seu armazém e organize-os de uma maneira em que se se utilize sempre os que estão por vencer primeiro.
- Conserve-as de acordo com as indicações recomendadas.
- Descarte os insumos que estejam vencidos ou que apresentem alguma anomalia e honre seu compromisso de servir sempre o melhor na sua gelateria.
- Depois de fazer seu inventário, descarte o que não servirá mais e organize suas mercadorias. Faça uma lista detalhada de tudo que precisa ser reposto.
- Planeje-se e adicione à sua lista de mercadoria, com antecedência, os insumos necessários para qualquer receita nova que você venha querer oferecer.
- Associe-se com um provedor que lhe ofereça muito mais que ingredientes. Apoio técnico, treinamento e assessoria comercial são indispensáveis.
Menu:
- Planeje seu menu antes de cada temporada.
- Ofereça os sabores tradicionais durante todo o ano, já que eles nunca saem de tendência e mantêm uma clientela leal. Exemplos: pistache, avelã, gianduia.
- Sabores que incluem algum ingrediente ou fruta local são apreciados. Exemplos: abacaxi, açaí, cacau, goiaba, maracujá.
- Inclua sabores refrescantes durante o verão. Os de fruta são bem populares nesta época. Exemplos: abacaxi, limão, maracujá, melancia.
- Durante o inverno, ofereça sabores quentes e ricos em textura. Exemplos: frutos secos, panettone, zabaione com chocolate. Uma ideia a se considerear é combinar semifreddo com sorvete.
- Estude as tendências do mercado para desenvolver e oferecer sabores por tempo limitado. Infusões com temperos, álcool, ervas e frutas funcionam muito bem. Exemplos: sorbetto de mojito ou pina colada, limão com manjericão, melancia com capim-limão, gengibre com limão.
- Combinações de sabores inesperados surpreenderão seus clientes e farão com que eles permaneçam interessados. Exemplos: abóbora com alecrim e queijo azul, mascarpone com pera e queijo de cabra.
- Visitar as feiras do setor podem ajudar você a estar em dia com as novidades.
- O mais importante: experimente seus ingredientes e productos semielaborados. Elabore suas receitas e tome notas durante o processo. Assegure-se de que você obterá um balanço correto.
- Se você tem alguma dúvida com relação às propriedades de algum produto, contacte seu provedor e consulte seu consultor técnico de vendas.
Vitrine:
- A qualidade do produto final que você colocar na vitrine ditará, em grande parte, o resultado visual.
- Alterne as cores. Evite colocar cores, iguais ou parecidas, seguidas umas das outras.
- Decore as cubas com flores comestíveis, frutos secos, frutas frescas, biscoitos, chocolates, etc. Esses elementos ajudarão a descrever o que há no gelato, sem a necessidade de explicá-lo.
- Indique o sabor ou nome do gelato com um identificador de sabores. Use o mesmo tipo de identificador em todas as cubas e coloque-os da mesma forma e direção para obter consistência.
Equipamento e infraestrutura:
- Treine seus funcionários. Se não tiver tempo de fazê-lo, faça com que eles tomem um curso, onde eles possam adquirir um conhecimento básico de gelato.
- Explique aos seus funcionários como usar as máquinas corretamente e como limpá-las.
- Dê um tempo aos seus funcionarios, para que eles se familiarizen com os produtos, seus usos e suas propiedades.
- Crie procedimentos por escrito para as diferentes funções.
- Explique aos seus funcionários como atender o público e a importância do atendimento ao cliente em geral.
- Esteja familiarizado com o produto que você vende, para assim poder responder a qualquer pergunta.
- Repare, pinte, mude e decore antes da alta temporada.
- Limpeza é prioridade. Tenha seu estabelecimento limpo e em bom estado. As vezes, menos é mais.
- Crie um ambiente agradável, onde seus clientes possam ter momentos felizes para recordar e para aonde eles desejem voltar.
Se você tiver qualquer dúvida ou precisar de ajuda, por favor entre em contato conosco: info@pregelbrasil.com