TOP 10: Maneiras de Decorar seu Gelato

PGBR_PNews

Os seres humanos escolhem consumir determinados alimentos não apenas pelo sabor, mas também pela aparência. O olhar é a primeira fase da decisão na hora de escolher o que comer, e claro que os alimentos mais decorados e bonitos chamam mais a nossa atenção e aumentam o desejo pelo consumo. O gelato, por se tratar de uma criação artesanal, exige ainda mais aquele toque artístico especial. Por isso, a Consultora Técnica que ministra os cursos do PreGel International Training Centers da Pregel Brasil traz para você dez maneiras criativas de decorar seu gelato e algumas dicas de como fazer a sua vitrine ficar mais atrativa que nunca.

 

1. Gelato em Camadas: Escolha um ou mais sabores de gelato e algum tipo de recheio. Extraia os gelatos da máquina produtora em cubas separadas e coloque na vitrine. Pegue uma cuba congelada vazia e comece fazendo uma camada da espessura desejada com um dos sabores de gelato e leve ao ultra congelador até endurecer. Faça mais uma camada com o recheio ou mais um sabor de gelato e leve ao congelador novamente. Faça quantas camadas achar necessário, sempre congelando a cuba entre uma camada e outra para que elas não se misturem. Dica: A linha Pino Pinguino® é perfeita para este tipo de gelato, já que nenhum de seus produtos se congelam, mesmo em baixas temperaturas, resultando numa camada mais macia do que as outras incorporadas no gelato.

 

2. Decoração com Frutas: Este tipo de decoração dá um charme a mais ao seu sorbetto e ajuda seus clientes a identificar os sabores em cada uma de suas cubas. Extraia o sorbetto da máquina produtora de alguma das maneiras de estilização (picos, esculpida ou cuba plana) e adicione as frutas, do mesmo sabor que o sorbetto, na superfície. Após aplicadas, leve sua cuba ao ultra congelador para que tudo endureça a e se mantenha da maneira desejada. Retire do ultra congelador, leve à sua vitrine e sirva. Dica: Congele as frutas antes de colocá-las em cima do sorbetto. Se estiverem em temperatura ambiente, elas podem derreter o local onde foram aplicadas e escorregar.

 

3. Com Cobertura: Faça combinações de sabores e surpreenda seus consumidores com a beleza que uma simples cobertura pode trazer à sua cuba. No caso de gelatos esculpidos ou em picos, esta opção se encaixa ainda melhor, pois permite que a cobertura escolhida escorra pelas curvas do gelato dando uma aparência colorida e atraente à sua vitrine.

 

4. Faça Desenhos e Decore com as Coberturas Coriandolina®: Mesmo que seu gelato esteja apresentado em uma cuba plana, ainda é possível deixá-lo mais charmoso. Use um dos sabores das Coberturas Coriandolina® (que derretem quando aquecidas e endurecem quando gelam) para fazer desenhos, riscos e o que mais a sua imaginação permitir, por cima do gelato. Dica: Esta técnica pode ser utilizada em qualquer estilo de extração de gelato ou sorbetto.

 

5. Use Pedaços do Ingrediente Principal da Receita: Mais uma forma de ajudar seus clientes a identificarem o sabor de cada um de seus gelatos. Adicione, cuidadosamente por cima de sua criação, o ingrediente que dá o seu sabor principal. Isso lhe dará uma imensa gama de opções e o melhor de tudo, é rápido e barato de ser feito. Coloque chocolate e algumas avelãs por cima do gelato de gianduia, por exemplo, pistaches no gelato de pistache, amendoim por cima do gelato de amendoim, etc. Esta é uma prática simples que dará um toque clássico à sua receita.

 

6. Use Decorações de Chocolate: Com um pouco mais de investimento, é possível comprar decorações de chocolate nos formatos mais interessantes e sofisticados. Adicione estes mimos por cima de seu gelato, combinando com os sabores e cores. Eles trarão um ar de elegância à sua vitrine, transformando-a em uma verdadeira obra de arte.

 

7. Use Happy Torte da PreGel: Mais uma maneira de inovar é incorporando um semifreddo no seu gelato. O Happy Torte da PreGel é uma sobremesa tipo mousse, porém com a vantagem de poder ser congelado, mantendo sua consistência macia. O produto contém a aparência do chantilly, porém, ele é mais firme e pode ser colocado em moldes, criando formatos diferentes e dando mais liberdade à sua imaginação.

 

8. Esculturas de Açúcar Isomalte: Para aqueles com uma técnica mais avançada, produza pequenas esculturas e formas com o açúcar isomalte. Ao esquentá-lo, ele se transforma em uma espécie de caramelo, que pode ser modelado da maneira que desejar. Ao esfriar, ele endurece, transformando suas formas em decorações super modernas e saborosas.

 

9. Mesclado: O visual de um gelato ou sorbetto mesclado é um dos mais suculentos, pois permite deixar à mostra a mistura de sabores. No momento da extração, coloque uma quantidade de gelato em sua cuba, pare a máquina, coloque uma quantidade de um de nossos Arabeschis® e mescle. Ligue a máquina novamente, extraia mais uma parte e repita o processo até que a cuba esteja completa. Ao final, esculpa o seu gelato da maneira que desejar ou faça uma cuba plana. Limpe bem as bordas da cuba, que pode ficar com aparência bagunçada por conta do ato de mesclar o gelato com o Arabeschi®.

 

10. Organização e Posicionamento: Esta parte é fundamental. Agora que você já conhece diversas opções de como decorar suas cubas de gelato, é importante estar atento a algumas regrinhas básicas que ajudarão a manter a organização de sua vitrine. Escolha um dos estilos de decoração e faça o mesmo em todas as cubas da mesma vitrine, ou escolha dois e faça um em cada fileira de cubas. Quando muitos estilos são utilizados, a aparência se torna confusa. Caso você decida adicionar decorações por cima do gelato, coloque todas elas do mesmo lado em cada uma das cubas. O mesmo serve para os marcadores de sabor e para as espátulas. Procure colocar todos eles na mesma posição. A organização de sua vitrine é tão importante quanto a decoração de cada cuba, pois a harmonia dos itens contribui, e muito, na maneira em que os consumidores irão enxergá-la.