Sorvete Tailandês

O formato desta sobremesa tailandesa ilustra como os sabores e a inovação culinária viajam além das fronteiras do seu país de origem. Neste artigo, falaremos do sorvete tailandês!

Vivemos em um mundo em que a globalização culinária está cada vez mais presente, onde se conserva a essência e de onde nascem novos conceitos. Nesta sobremesa, em particular, o processo de elaboração foi preservado e continua sendo o original. Porém, novos sabores e conceitos também têm sido desenvolvidos ao redor da mesma, incluindo ingredientes e sabores locais.

Apesar de não ser um conceito novo na Tailândia, o sorvete tailandês tem se tornado uma tendência no resto do mundo, onde continua ganhando popularidade e se expandindo a diferentes países, como Brasil, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Londres, entre outros países.

O sorvete tailandês é consumido regularmente em países asiáticos como Tailândia, Malásia, Camboja e Filipinas, e seu conceito é tão simples como seu nome, consistindo em rolos de sorvete servidos em uma taça de sorvete. O sorvete tailandês permite a adição de toppings, o que o faz atrativo à vista e ao paladar. Suas apresentações são ilimitadas, e usualmente são bem originais e distintas.

O processo de elaboração é simples e rápido. Primeiro, a mescla do sorvete é colocada em uma chapa circular de metal, extremamente fria (para esfriar a chapa e alcançar temperaturas abaixo de zero, pode-se usar gelo seco ou refrigerador embaixo da mesma). Quando a base se congela, manipula-se a mescla com espátulas pequenas, como se a mescla fosse uma massa, estendendo-a o máximo possível. Uma vez que o sorvete esteja uniformemente plano sobre a chapa, empurra-se com uma espátula, e as tiras de mescla líquida se tornam rolos congelados.

Com tantos países siguindo essa tendência, a María Isabel Duran, dona da sorveteria Maca Asian Roll Ice, em Bogotá, na Colômbia, inaugurou a primeira loja desse tipo na sua cidade. María Isabel e seu esposo estão sempre conectados à cultura asiática através de diferentes tipos de restaurantes inspirados na Ásia. O casal tinha o desejo de entrar no mundo da sorveteria com um conceito que saísse um pouco do comum, combinando o conhecimento deles da indústria alimentícia, com sua paixão pela cozinha asiática.

No processo, um de seus amigos lhes mostrou um vídeo de uma “maneira meio louca” de apresentar o sorvete. Assim que eles viram a técnica de preparação, perceberam que tinham encontrado seu nicho. Investigaram e depois de alguns meses de trabalho árduo e desenvolvimento, junto com a filial da PreGel na Colômbia, abriram sua nova sorveteria.

No princípio, eles pensaram que o conceito fosse atrair somente as crianças. Mas com o passsar dos dias, perceberam que os adultos gostaram tanto quanto, não só das infinitas combinações de sabores, como também a possibilidade de personalizá-los e disfrutar da obra de arte.

O sorvete tailandês tem demonstrado ser uma deliciosa opção para os clientes que buscam uma experiência diferente no mundo das sobremesas. Mesclas líquidas em varios sabores, e uma interessante coleção de coberturas e toppings permitem que os clientes inventem e reinventem novos sabores. Segundo o site www.telemadrid.es, um site de notícias espanhol, a loja Thai Scoops, de Madrid, recentemente inaugurada, tem 30 diferentes tipos de combinações de sorvete tailandês, e seu menu continua crescendo.

Alguns países tem dado seu próprio toque local ao sorvete tailandês, se tratando dos ingredientes das receitas. Nos Estados Unidos, por exemplo, alguns dos ingredientes mais populares são as barras clássicas de caramelo. E em alguns países latinos, o doce de leite é um ingrediente popular nas combinações de frutas e chocolate.

Além da sua surpreendente aparência e sabor, o aspecto visual do sorvete tailandês não é a única razão da sua popularidade. O conceito dessa sobremesa gelada também tem demonstrado ser uma forma de entretenimento. As plataformas sociais, como o Instagram, mostram uma série de vídeos e imagens, de diferentes negócios, compartilhando essa tendência como uma opção nos seus menus.

Existem inúmeras “comidas de rua” internacionais, e que têm sido tendência durante anos, muitas das quais obtêm reconhecimento internacional pelas suas peculiaridades em questão de sabor, textura e design. O sorvete tailandês deu um toque especial a uma das sobremesas favoritas de muitos no mundo, e agora não há como negar sua popularidade. Dê uma chance a essa tendência, como sua próxima sobremesa inovadora.