OPÇÃO 100% VEGANA – OS INGREDIENTES CORRETOS PARA SUBSTITUIÇÃO

De Mike Tyson a blogueiras de moda, mais e mais pessoas têm adotado o estilo de vida vegano. Os motivos geralmente envolvem questões políticas ou sociais, porém uma grande parcela das pessoas que aderem a este modelo de alimentação o faz por conta de alergias ou intolerância a lactose. Os veganos também têm prestado atenção em estudos que mostram que esta dieta pode ajudar a baixar os níveis do colesterol, os riscos de doenças cardíacas, a pressão, a gordura corporal, o risco de hipertensão, o diabetes tipo 2 e taxas gerais de câncer. Seja qual for o motivo que impulsiona o veganismo, o fato de seu estabelecimento oferecer opções dentro desses padrões alimentares pode colocá-lo um passo à frente de sua concorrência.

O trabalho com ingredientes veganos pode trazer também outros benefícios para o seu produto final, como a validade estendida que o leite de soja proporciona, quando comparado ao leite convencional. A substituição por ingredientes sem lactose não precisa ser um bicho de sete cabeças, ela pode ser relativamente simples e com bom custo benefício. Veja alguns exemplos:

pgbr_vegancalloutLeite de soja: este é o ingrediente de substituição mais conhecido e utilizado por todo o mundo. Ele é feito a partir de grãos de soja moídos, água e adoçante, é rico em proteínas e é uma das alternativas ao leite mais encorpadas. Além de servir como substituto para o leite convencional em praticamente qualquer receita, o leite de soja também pode ser utilizado no lugar de ovos para dar liga em receitas que necessitam. O leite de amêndoas e o leite de coco são outras duas opções alternativas para receitas veganas.

Iogurte de Soja: feito com leite de soja e adoçantes, o iogurte de soja além de não conter lactose e ser uma boa fonte de proteína (sem ser animal), também oferece ótimos benefícios à saúde. Foi comprovado que o iogurte de soja atua como um eficiente bloqueador de enzimas que impacta na digestão de carboidratos, resultando em um vagaroso aumento de açúcar no sangue depois de refeições, o que deixará seus clientes satisfeitos com o seu produto final por mais tempo.

Creme de coco: feito a partir do cozimento de 3 porções de coco ralado para cada 1 porção de água, e resulta em um creme de textura bastante espessa. O creme que sobe para a superfície de uma lata de leite de coco, também pode ser considerado como creme de coco. Esse creme é uma alternativa vegana e livre de lactose que possui menos calorias do que o creme de leite fresco e pode ser utilizado em qualquer receita de chantilly.

Tofu: feito com grãos de soja, água e um agente coagulante, o tofu pode ser utilizado como substituto para a ricota, para os ovos e para o creme de leite. Ele possui altos níveis de proteínas e cálcio, e é conhecido pela sua habilidade de absorver outros sabores através de temperos e marinadas. O tofu tipo soft (macio) pode ser transformado em um leve creme quando batido como um purê, enquanto o tofu extra firme pode produzirá uma opção mais grossa. Para uma textura verdadeiramente cremosa, utilize o tofu cremoso.

Frutas: purês de frutas como: maçã, banana, abóbora ou abóbora moranga (sim, a abóbora é uma fruta), também funcionam como um agente para dar liga, sendo ótimos substitutos para os tão utilizados ovos. As frutas possuem baixos níveis de gordura, porém elas adicionam sabor, o que pode ser bom ou ruim dependendo da receita que está sendo desenvolvida.

O sabor desses ingredientes pode variar de acordo com suas contrapartes não veganas, por isso é importante fazer cuidadosos testes. Mesmo sendo livre de lactose, alguns destes ingredientes podem requerer armazenamento refrigerado, então lembre-se de checar as instruções de armazenamento indicada em cada um dos alimentos.
A maioria destas opções de substituição irão também aumentar o conteúdo nutricional do seu produto final. Alguns deles são enriquecidos com vitaminas e cálcio. Seja a sua intenção a introdução de opções para clientes com dietas veganas, ou simplesmente para se manter atualizado nas tendências saudáveis do mercado, estas substituições ajudarão o seu estabelecimento a oferecer ainda mais opções aos seus consumidores.