CRIANDO SOBREMESAS MAIS SAUDÁVEIS

A utilização de ingredientes de menor valor calórico pode fazer toda a diferença 

Com a crescente preocupação em levar uma vida mais saudável e manter o corpo com a medida certa, a cada dia mais pessoas estão tomando a decisão de consumir alimentos menos calóricos. Porém essa mudança de hábito pode se tornar uma tarefa difícil, já que levar uma alimentação mais saudável requer esforços, pode custar mais caro e ainda há gente que diga que se a comida é saudável, o sabor não deve ser bom. Mas nem tudo isso é verdade, existem diversas maneiras de se preparar deliciosas receitas mais saudáveis, até mesmo quando se fala em sobremesas. Fazendo simples substituições de ingredientes e prestando atenção em quais elementos fazem uma determinada sobremesa “não saudável”, é possível se satisfazer àquela vontade de comer doce sem sacrificar as escolhas alimentares de seus consumidores.

pgbr_articlegraphic_july2016_0Você pode se surpreender com o resultado final, em sabor e textura, que os ingredientes substitutos para com gorduras e açúcares podem trazer para suas receitas. Na preparação de cookies e bolos, os ingredientes mais fáceis de serem reconhecidos como calóricos e também mais simples de serem substituídos são as gorduras comuns, como manteiga, margarina ou gordura vegetal hidrogenada. No lugar delas, você pode utilizar purê de maçã ou purê de ameixa. Uma regra geral que pode sempre ser utilizada quando substituindo gorduras é não a eliminar totalmente da receita, use metade da porção indicada de manteiga e a outra metade de purê de maçã ou de ameixa. Por esses ingredientes serem ricos em fibras, umidade e doçura, eles são perfeitos para substituir gorduras e além de aumentar não sacrificarem o sabor. Outros tipos de gordura, como ovos, podem ser substituídos com ingredientes altamente saudáveis, como as sementes de linhaça ou tofu, ambos em forma de purê. Usando a mesma regra de medidas para substituição de gorduras, com esses ingredientes você aumentará os valores de cálcio e proteína de sua sobremesa, deixando-a não só deliciosa, mas também nutritiva.
Quando falando em gordura hidrogenada, o feijão é um ótimo ingrediente de substituição. Por exemplo, caso queira preparar um bolo com menos gordura, faça um purê de feijão branco, feijão preto ou de lentilhas adicionando apenas uma pequena quantia de água. Esse purê pode ser utilizado no lugar de metade da quantia de gordura em uma receita assada sem sacrificar a umidade que a gordura introduz no produto final.
No caso do açúcar, que é considerado um dos maiores culpados quando falamos em má alimentação, existem inúmeras e fáceis opções de substituição. O açúcar presente em quase todas as receitas pode ser reduzido levemente sem afetar muito o sabor e a estrutura original de sua sobremesa assada. O verdadeiro problema do açúcar convencional em relação a saúde, é que sua produção envolve seu processamento e refinamento a um ponto em que as propriedades nutricionais são inteiramente removidas. A solução é utilizar alternativas como o açúcar turbinado ou o açúcar mascavo, que são mais ricos em nutrientes. Além dessas opções, as fontes naturais como o mel, o agave, o xarope de bordo ou de coco podem aumentar a doçura em sobremesas e cremes. Um truque que também pode ser utilizado é o uso de especiarias como a baunilha, a noz-moscada e a canela, para intensificar a doçura dos ingredientes presentes em uma receita de sobremesas assadas sem a necessidade de adicionar mais açúcar. Purês de frutas e xaropes de baixo valor calórico ou zero açúcar também podem ser utilizados na preparação de sobremesas sem afetar muito o sabor e doçura da sobremesa. A beterraba é ainda outra ótima opção para adicionar doçura e umidade sem reduzir o sabor da sobremesa original. Adicione aproximadamente 230 gramas de beterraba crua ralada na massa de brownie para reduzir cerca de 120 gramas de açúcar.
Outra vilã da saúde que está presente em sobremesas, e que nem sempre é lembrada é a farinha. Com a substituição de uma xícara de farinha de trigo branca por farinha integral, você pode adicionar até 10 gramas de fibras saudáveis para o coração em qualquer sobremesa assada. E por falar em farinha, existem ainda as pessoas que vivem em dietas sem glúten, e por mais que elas sejam conhecidas como saudáveis, elas podem deixar a desejar em vitaminas, minerais e fibras. Porém, se você precisa fazer sobremesas sem glúten, existem algumas opções de ingredientes que permitem a preparação dos mais deliciosos quitutes sem a presença do glúten. O mix de farinhas sem glúten geralmente inclui a goma xantana, amido de batata, farinha de arroz, farinha de tapioca ou farinha de grão de bico para recriar a estrutura do glúten que está ausente.


Sim, as sobremesas mais saudáveis acabam tendo uma reputação ruim. Muitas pessoas as associam com alimentos secos, sem sabor e pouco doce, mas esse pensamento não poderia estar mais longe da verdade. Além de serem deliciosas, a produção das sobremesas mais saudáveis também não são bichos de sete cabeças. Para oferecer opções mais saudáveis de sobremesas não é preciso sacrificar qualidade, e essa mudança no cardápio também não precisa acontecer de uma hora para outra. Com pequenos passos e simples substituições você pode melhorar os valores nutricionais de suas sobremesas, criando assim um menu mais saudável para seus consumidores atendendo assim uma nova parcela da população.

pgbr_waffleimage